(14) 3032-1227 | Contabilidade, Recrutamento e Seleção, Consultoria, Cursos e Treinamentos

Blog

O 1º passo, elaborando o seu currículo!

Dando continuidade a nossa publicação de 29/07/2019, queremos falar nesse artigo da importância e etapas de elaboração de um bom currículo.

Muitas pessoas pensam que elaborar um currículo é simplesmente relatar sua trajetória profissional, porém, hoje em dia, o mercado de trabalho exige muito mais, e o modo como você escreve é tão importante quanto o conteúdo do texto.

Deve-se escrever corretamente numa linguagem formal, caso tenha dificuldades recomendamos sempre que peça para alguma pessoa próxima com bom conhecimento da língua portuguesa conferir para você, além disso muitos erros podem ser corrigidos pela revisão ortográfica do word. Como são muitos candidatos nos processos seletivos, qualquer “plobema” pode lhe desclassificar.

Caso ainda tenha dificuldades, nós da Ágape podemos lhe auxiliar no desenvolvimento do seu currículo, temos serviços exclusivos para você.

Recebemos diariamente muitos currículos com informações desatualizadas, às vezes sequer o contato do candidato está correto (até parece que não quer ser encontrado), currículos rasurados, sujos, dobrados, molhados, manchados, em folhas coloridas (só relevo isso se for da cor verde da Ágape, brincadeira), enfim, esses currículos não causam uma primeira boa impressão.

A segunda dica é imaginar, antes de começar a redigir o seu currículo, o percurso que o mesmo cumprirá até atingir a finalidade almejada: a entrevista.

Pergunte-se:

  • Quem deverá ler meu currículo?
  • O que estará procurando?
  • Qual será a forma mais clara de expor minhas experiências?

Ou seja, o currículo deve ser elaborado com foco no recrutador.

Lembre-se de que um currículo que chama a atenção é aquele que tem boa apresentação visual, é sucinto e de fácil compreensão.

Os recrutadores gastam em média de 6 a 10 segundos lendo o seu currículo, portanto você precisa fazer com que as informações mais importantes e de interesse do selecionador “saltem das páginas” para que lhe chamem a atenção.

Sequência de apresentação:

Primeira página:

  • Nome completo (deve constar na primeira linha do currículo)
  • Endereço residencial completo
  • Dados de contato (telefone residencial, para recados, celular e e-mail)
  • Dados Pessoais (Ex: brasileiro, casado, 30 anos)
  • Objetivo Profissional (sumário sucinto e claro de suas expectativas – Ex: gerente da área industrial)
  • Resumo de Qualificações (habilidades voltadas para a posição ou empresa objetivada)
  • Formação Acadêmica (curso, ano de formação e instituição – quanto mais recente for a conclusão, mais completa deverá ser a descrição)
  • Idiomas (mencionar idiomas nos quais tenha fluência) 2º língua
  • Cursos (cursos de aperfeiçoamento mais recentes que completem a sua formação ou objetivo)

 

Segunda página:

  • Experiência Profissional (mencionar as empresas em que atuou nos últimos dez anos, com as datas de entrada e saída, seguindo a ordem da mais recente para a mais antiga, citando os cargos, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos sempre de maneira objetiva; evite analisar, apenas informe).

 

IMPORTANTE

Estes são os princípios básicos que norteiam uma boa apresentação de currículo, porém, cada caso deve ser analisado em sua individualidade para que seja definido o modelo mais adequado.

No próximo artigo vamos falar o que fazer após redigir muito bem o seu currículo.

 

Evandro Avila Franco

Especialista em Gestão de Pessoas

Escrito por

O autor não adicionou qualquer informação a seu perfil ainda.